domingo, 13 de fevereiro de 2011

FLAGRANTES DO LIXO











Semana passada, o Fantástico destacou o problema do lixo acumulado nas praias brasileiras. Como as imagens a cima mostram, essa questão não é exclusiva das cidades litorâneas. Urbano Santos também está sofrendo com o acúmulo de detritos em lugares inadequados. O pior é que ainda há relatos de pessoas, que a propósito permanecerão no anonimato, de que a culpa é da prefeitura porque não recolhe o lixo... Ok, o sistema de coleta é ineficiente, mas o que aquele lixo está fazendo em plena pracinha do Chagas???? Quem o jogou lá???? Porque não armazenam o lixo em sacos de nailon longe de animais e das pessoas??? O que o lixo está fazendo em plena mata ciliar do rio Mocambo??? Observem com atenção a primeira foto. Quase não é possível ler a mensagem do muro que diz, ironicamente, PROIBIDO JOGAR LIXO!!!!
Basicamente, cenas como essas, além de denegrir a imagem de nossa querida cidade também agravam alguns problemas:
* Esse lixo acaba sendo levado pela água das chuvas aos rios. Peixes se contaminam. A água se cotamina. A lavadeira se contamina. Enfim, tudo que está em torno do rio fica prejudicado.
* Enquanto não chega ao rio, esse lixo pode acumular água. Ótimo berçário para as fofinhas larvas do mosquito da dengue, que poderão picar o seu filho, a minha avó, sua netinha, sua mãe... enfim, todo mundo estará sujeito a esta doença.
* Além de tudo isso, o lixo acumulado ainda fica obstruindo a passagem da água da chuva. Ainda terei a oportunidade de mostrar nesse blog o estado deplorável em que a rua Inácio Costa se encontra no momento de chuva... O que era rua mais parece um rio. Rio este que vai desaguar, sujo e nojento, no nosso querido, porém quase extindo, Boa Hora.
É, a questão do lixo no nosso município é algo ainda a se pensar bastante. E a agir, de preferência.

Um comentário: