sábado, 10 de abril de 2010

" ABANDONADO A SI MESMO, O HOMEM É MOVIDO POR DESEJOS ILIMITADOS; QUER SEMPRE MAIS DO QUE TEM E SE DECEPCIONA SEMPRE COM AS SATISFAÇÕES QUE OBTÉM NUMA EXISTÊNCIA DIFÍCIL." ( ÉMILE DURKEIM)
Desejar o melhor para nossa cidade, como disse anteriormente, é uma unanimidade entre os urbanossantenses, mas, tomando o exemplo de DURKEIM, precisamos exigir aquilo que convém à nossa realidade. Em outras palavras, não podemos exigir aquilo que não podemos transformar... É bem verdade que nossa cidade padece com diversos problemas de ordem estrutural e administrativo. Carece mencionar, porém que boa parte dos problemas poderiam ser amenizados se a população contribuísse também. É importante cobrar iniciativas dos governantes, mas será mesmo que a população não pode ajudar a prefeitura em relação ao problema do lixo?
O acúmulo de lixo nas ruas é decorrente do mau gerenciamento da prefeitura ou da população??? Não é dificil encontrar em nossa cidade, moradores que se recusam a depositar o lixo doméstico nos locais apropriados e acabam o fazendo em proximidades de escolas, como ocorre na Rua Inácio Costa, nas proximidades da escola Ester Flora de Araújo.
É óbvio que o sistema de coleta de lixo em nossa cidade ainda é carente, primitivo. Mas a concientização da população a cerca do gerenciamento desse lixo reduziria o acúmulo de lixo em regiões indevidas e até facilitaria o trabalho dos garis da prefeitura.
Cuidar de uma cidade não é dever apenas da prefeitura. É uma ação conjunta entre o governo e os cidadãos. Exigir providências de apenas uma das partes é injustiça, insensato e imoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário