segunda-feira, 4 de abril de 2011

O TERRÍVEL MAL-ENTENDIDO DA SEMANA

Uma notícia ("o grande furo da semana"), a meu ver, ganhou repercussão de uma maneira estranha... esclarecimentos precisam ser feitos urgentemente.
 Até onde me recordo, em nenhum momento da postagem anterior a blogueira que vos fala mencionou ou se quer insinuou que a SECRETÁRIA de EDUCAÇÃO havia sido DEMITIDA pelo Prefeito Abnadab Silveira Leda. Creio eu que algumas pessoas se adiantaram em relação aos fatos.
Primeiramente, é bom lembrar que Daniele está deixando o cargo unicamente porque vislumbrou a possibilidade de atingir um patamar profissional com o qual sempre sonhou. Oportunidades significativas na vida são poucas, para não dizer raras, e quando elas chegam até nós precisamos abraçá-las. A saída foi uma decisão inteiramente dela, por respeito aos anseios profissionais. Isso não deve ser questionado pois escolhas são escolhas. A hipótese do apunhalamento pelas costas então está definitivamente derrubada.
Outra coisa que deve ser mencionada é que o terreno não estava sendo supostamente e friamente preparado para que ela estivesse lidando com o suposto sucessor. Eu tomo a liberdade de dizer que tanto o senhor Walter como muitos outros funcionários daquela secretaria trabalhavam em conjunto, pois todos, inclusive Daniele, reconheciam que o trabalho em equipe resultava em melhores frutos do que o unilateral. Tenho certeza de que o próprio senhor Walter será um dos que mais sentirão falta dela. O fato é que ela era e é respeitada pelo seu trabalho sério, honestidade e compromisso com os assuntos referentes ao seu setor de trabalho. Dedicação é o seu ponto forte, visto que ela ficava até altas horas da noite preparando dados e outras papeladas importantes para o exercício de seu trabalho. A credibilidade e a índole dela jamais podem ser questionadas.
O tempo em que ela permaneceu em Urbano Santos foi inteiramente dedicado ao trabalho que ela e o restante do grupo estavam desempenhando. Isso, nem as mentes mais rebeldes podem ignorar. Imaginem chegar em um lugar, com um poder importantíssimo nas mãos, sem conhecer absolutamente ninguém e, ainda assim, conseguir por algumas coisas nos seus devidos lugares. ENFRENTAR o descaso de muitos funcionários, os problemas estruturais e todo o resto que se possa imaginar.
E antes que se diga que estou  fazendo média com alguém é bom que se saiba que eu só trabalho com fatos.... e tudo isso que mencionei anteriormente não pode ser questionado.
Do mesmo jeito que para uns, Vargas foi um ótimo presidente, para outros ele foi o pior de todos... uma coisa a história demonstra: É IMPOSSÍVEL AGRADAR A TODOS.
Com a saída da secretária, fica uma lacuna no secretariado urbanossantense... alguns vão aplaudir a retirada, outros vão sentir falta dela. O fato é que reconstruir o trabalho dela será difícil.
O fato é que certamente, apesar do que muitos têm dito e divulgado, ela sairá, com todos os méritos, com a cabeça extremamente erguida, com a sensação de dever cumprido e se preparando para mais um salto na sua carreira.
Peço sinceramente desculpas à Daniele, pois eu não tinha idéia, verdadeiramente, das proporções que tal notícia ganharia. Não pela notícia em si, mas pelos comentários maldosos envolvendo seu nome que tantos proferiram. Particularmente, não gosto deste tipo de jogada. As pessoas têm direito à privacidade e ao respeito de sua integridade e me revolto profundamente quando vejo esses dois direitos violados... seja de quem forem. Minha imparcialidade, que prefiro nomear de discrição, que tantos elogiam, deriva justamente do respeito ao nome e à memória das pessoas no meio social. Para se exigir respeito de alguém é preciso respeitar também.
Para concluir, só posso desejar boa sorte a ela.. para que siga sua jornada profissional com o mesmo compromisso  e determinação de sempre.

2 comentários:

  1. Muito bom seu texto, todavia querida blogueira já dizia a canção em terra de cego quem tem um olho é rei imagina quem tem os dois...
    A decisão da secretaria foi a mais sensata, parece que ela tinha boa vontade mais fazer parte de um governo fraco sob todos os aspectos, e que não dava respaldo para o trabalho dela é realmente frustrante. Boa sorte para Daniele!!!

    ResponderExcluir
  2. Nicolle,

    Obrigada pela nota de esclarecimento e pelas felicitações.

    Na oportunidade, aproveito para agradecer a receptividade, o acolhimento e todo o carinho que recebi dos urbanossantenses que convivi nesses últimos 15 meses intensos. Nesta estada, aprendi a respeitar, a confiar e a admirar a determinação e o profissionalismo dos diretores, coordenadores e professores, sem esquecer de mencionar também, os técnicos administrativos, digitadores, auxiliares e vigia da SEMED. Enfim, todos os envolvidos na missão de elevar o município a patamares mais audaciosos na área da Educação.

    Considero que fui muito agraciada por DEUS por ter tido a oportunidade de compartilhar momentos ímpares de minha vida profissional e pessoal, ao lado de pessoas tão maravilhosas, dignas do meu amor e respeito, sobretudo, cito a Profª Vanderlice, Profª Paizinha e Profº Walter, como exemplo, pois juntos mantivemos um nível de sinergia incomparável. Nesse sentido, atribuo tal conquista única e exclusivamente ao fator compromisso.

    E diante desse enlace profissional constituído com a equipe da Educação e com o Governo Municipal à base de muito respeito e consideração - isso ninguém jamais poderá anular -, ressalto que estarei firme no propósito de continuar contribuindo com o meu trabalho no município, entretanto, estará restrito aos programas educacionais. Mas, independente dessa condição, a equipe poderá contar comigo sempre.

    Encerra-se aqui apenas um ciclo de trabalho, jamais as relações afetivas e profissionais constituídas, que tem total possibilidade de perdurar.

    Grata!

    Danielle C. Marinho

    ResponderExcluir