terça-feira, 13 de julho de 2010

***ANÁLISE DO IDEB DO MUNICÍPIO***

Foi divulgado há pouco tempo o resultado do IDEB, índice criado para aferir o desempenho dos estudantes das redes pública e privada. Ele é um importante parâmetro para se conhecer melhor a realidade da educação brasileira em relação aos países desenvolvidos.
O desempenho nacional não foi primoroso, segundo mostram os números divulgados pela revista VEJA do corrente mês.
* 3,6 foi o índice obtido pelos alunos do ensino médio. Eloes só melhoraram 0,1 ponto em relação a 2007;
* 4,6 foi o índice obtido pelos alunos da 1ª à 4ª série. Em relação à 2007, a melhora foi de 0,4 ponto;
* 4 foi o índice obtido pelos alunos da 5ª à 8ª série. Em relação à 2007, a melhora foi de 0,2 ponto.
Como disse, os resultados não são excelentes muito menos os ideais, mas são suficientes para cumprir a meta esperada pelo Governo Federal. O plano é atingir, para os estudantes dos três níveis, o índice 6 a fim de que possam se igualar aos alunos dos países desenvolvidos.
Em Urbano Santos, tomando como referência as escolas estaduais ( Andrelina, Chagas Araújo e Ester Flora), pode-se afirmar que ficamos dentro da média nacional, tendo inclusive um aumento em relação ao IDEB do ano de 2007.
A escola Chagas Araújo, por exemplo, superou até mesmo em 0,1 ponto a média nacional em relação aos índices referentes aos alunos de séries iniciais.
Melhorias, obviamente, ainda são indispensáveis. Seria hipocrisia afirmar o contrário. Mas, de certa forma, podemos considerar que a educação no município parace estar caminhando para novos horizontes, em direção ao caminho certo.

2 comentários:

  1. nicole, SERA que por orientacao de alguma secretaria de educacao, os alunos da 8 serie(9ano) fundamental FARIAM a prova do ideb no lugar dos alunos da 4 serie(5ano), e alguns alunos do 3 ano do medio no lugar de alunos da 8 serie(9ano), neste sentido, o indice DEVERIA subir, e muito, mas,...nem essa fraude, SE TIVESSE ACONTECIDO, faria com que os indices de urbano santos melhorassem...

    qual secretaria de educacao ORIENTARIA neste sentido? de os professores aplicarem as provas nas salas posteriores?

    ResponderExcluir
  2. Averiguarei a "hipotética" situação, mas quero deixar claro que apenas analisei os resultados, sem considerar o contexto em que foram criados...
    LUIZA NICOLLE

    ResponderExcluir