quinta-feira, 15 de julho de 2010

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DA OPINIÃO

Formular um ponto de vista é fator preponderante na diferenciação entre a espécie humana e os demais seres vivos. É essa capacidade que transforma a opinião na maestrina do conhecimento, uma vez que conduz à construção deste e ao desenvolvimento de habilidades que permitam aplicá-lo no cotidiano.
O enfoque do valor da opinião remonta à Grécia e à Roma antigas com as teorias de Aristóteles e foi amplamente discutido durante os séculos XVII e XVIII, por escritores como Hobbes, Voltaire e Locke. O primeiro deles falou no mundo como sendo governado pela opinião e, de fato, opinar é participar ativamente da percepção do mundo. Locke discorreu sobre o chamado liberalismo político, pelo qual a liberdade para pensar compunha um dos direitos naturais do homem.
Uma comprovação disso são os negros períodos ditatoriais da História, nos quais a opinião foi desvalorizada e recriminada. O homem foi desnaturalizado em prol da manutenção dos regimes, pois contestar tornou-se crime severamente punível. Ao reletir sobre determinada realidade, o ser humano é capaz de se individualizar, pois a reflexão dá a ele o poder de vencer as barreiras deterministas da natureza.
Descartes, ao associar a capacidade de refletir com a existência humana - PENSO, LOGO EXISTO-, enfatiza que o sucesso da humanidade quanto espécie, no decorrer da seleção natural, está intimamente ligado à capacidade de intervir no meio. Essa intervenção é possível graças à opinião: As lutas burguesas do século XVIII contra o Estado absolutista abalaram altares e tronos para conquistar o direito de opinar nas decisões políticas.
Traçados os devidos paralelos, exteriorizar pensamentos é um ato precursos da formação do senso crítico e da condição de racionalidade da humanidade. Ela usa cada ve mais o poder das idéias para ter sob o seu domínio todos os recursos que a natureza lhe ofereceu em prol da transformação desta a fim de garantir ainda mais sucesso evolutivo.
Em função disso, a comunidade urbanossantense precisa valorizar a opinião como forma de mobilização racional, categórica e respeitosa, para ver atendidas as suas necessidades e fazer valer os seus direitos, transformando a opinião numa valiosa arma à favor da democracia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário