quinta-feira, 3 de junho de 2010

CONFRONTO ENTRE GUANGUES ABALA A TRANQUILIDADE DE URBANO SANTOS

Brigas em festas nunca foram novidades para os urbanossantenses que frequentam os clubes noturnos. Porém, nos últimos tempos, os confrontos de guangues rivais, a saber do bairro da liberdade e multirão contra rua da graça e morro do macaco molhado, têm abalado mais do que a tranquilidade da cidade, nem os portões das casas permanecem intactos.
A partir das oito da noite os cidadãos de Urbano Santos, que antes contavam com a liberdade para se divertir até altas horas em qualquer ponto da cidade, estam se vendo obrigados a ficar reclusos em suas residências ou a restringir, inclusive, a diversão dos filhos.
Há menos de dez dias houve uma invasão ao morro do macaco molhado em que essas guangues, compostas em sua maioria por adolescentes, aterrorizaram os moradores. Isso é inaceitável em uma cidade com as proporções de Urbano Santos...
As causas de tamanha violência são principalmente sociais. A falta de orientação para esses jovens faz com que eles busquem caminhos bastante evasivos para sobreviver. Essas alianças formadas nas guangues servem como escudo para se proteger de uma sociedade que os marginaliza, exclui e menospreza.
Meu medo, e acredito que compartilho esse sentimento com 99,99999% dos urbanossanteses, é de que nossa cidade se torne um antro sem lei, sem bons costumes, sem moral, sem proteção. PROTEÇÃO... para todos, por que até aqueles que cometem um ato de violência já são vítimas prévias de outras violências.... diante de tamanho círculo vicioso, resta-nos atacar algumas partes para poder atingir o todo: promover políticas de inclusão desses jovens, fazendo-os frequentar as salas de aulas e participar de alguns cursos profissionalizantes. INSTRUÇÃO e OCUPAÇÃO, eis do que eles precisam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário