quarta-feira, 9 de junho de 2010

PARABÉNS URBANO SANTOS!!!!!!


81 ANOS DE MUITA LUTA E ESFORÇO, assim se resume a história desse município. Desde os movimentos dos mocambos até os dias atuais, o que se vê é uma verdadeira luta pela sobrevivência travada por seus habitantes a cada dia. Nem a falta de oportunidades, nem os entraves administrativos diminuem o desejo de prosperidade dessa gente. Isso é um notável fator.

Provas dessas lutas são as tentivas de dinamizar a economia local. Existe uma placa, referente a Walt Disney, na entrada do Walt Disney World, que diz: " Através dos séculos, houve homens que deram os primeiros passos em novas estradas, armados somente com sua própria visão." Trazendo essa idéia para o contexto urbanossantense, percebemos que a coragem e a determinação de alguns empreendedores foram os principais ingredientes para a transformação da economia de nossa cidade, antes extremamente ligada às atividades agrícolas. E eu não falo apenas do senhor Amorim, que construiu um supermercado como antes ainda não se havia visto na cidade, mas me reporto também aos donos de lan houses, de locadoras de vídeo, de lanchonetes, de papelarias, de farmácias, e por aí vai, do Comercial Multirão à Relojoaria Sousa. Esses pequenos empresários mudaram um pouco o cenário de nossa cidade, e isso é fato.

Os obstáculos não foram poucos, mas conseguiram.

Toda essa luta é o grande motivo para os parabéns, mas os desafios ainda são muitos e grandes. Sublime seria se, por exemplo, os indicadores sociais do município melhorassem. Dados do último censo realizado pelo IBGE em Urbano Santos indicam uma realidade ainda aquem de nossa capacidade.

37% de nossa população é analfabeta;

somente cercade 27% da area urbana é servida de água encanada;

cobertura de esgoto então, só 17%;

sistema de coleta de lixo, 6%; 29% é a taxa de mortalidade infantil;

155,51 é a taxa de morte materna do município, batendo absurdamente o indice brasileiro, que se aproxima de 51;

18% é a taxa de prevalência de desnutrição em menores de 2 anos;

e o risco nutricional para crianças de 6 anos de idade é de 27% aproximadamente.

Em outras palavras, ainda não temos muito pelo que comemorar... mas é seguindo a lógica histórica do município, a luta pelas necessidades, que conseguiremos reverter essa situação.

Como???

01- Promovendo a conscientização da comunidade dos problemas do município;

02- Cobrando iniciativas dos órgãos competentes, a saber prefeitura, SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES DE MORADORES;

03- Evitando a degradação ambiental do município;

04- Participando das campanhas de saúde (apesar das injeções doerem um pouco);

05- Tentando integrar os jovens à escola;

Essas são apenas algumas "dicas" sobre o que é possível fazer para melhorar. Tudo é claro depende da iniciativa de cada habitante, que deve se compromoter com a busca pelo bem-estar da coletividade. Não podemos nos preocupar apenas com o nosso quintal, devemos cuidar da nossa cidade, pois ela é minha, é sua, é nossa, será dos meus netos, será dos seus netos e por aí vai. URBANO SANTOS é patrimônio de todos E TAMBÉM é responsabilidade de todos. CUIDEMOS DELA!



PARABÉNS MAIS UMA VEZ....
(foto retirada do blog Urbano santos on-line/ dados apresentados são referentes ao senso de 2004, portaria Nº. 2025, setembro de 2004.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário