domingo, 22 de agosto de 2010

DOSSIÊ DO BUMBA BOI DE URBANO SANTOS







De todas as manifestações da cultura urbanossantense, o Bumba-meu-boi da AFOCUS é a demaior destaque. Seja pela tradição, seja pela representação no imaginário popular, o Boi da Afocus se consolidou como uma das maiores expressões locais.



Criado em 1981 por um grupo de amigos, o Boi surgiu a partir da decisão destes de promover todas as datas comemorativas do ano. Nesse grupo, estavam nomes conhecidos da região, a saber: Nona, Zemar, Antonio Teixeira, José Valentim, José da Cruz, Antonio José, Tonzinho, Totonio, Ferreira, Kilei, Val, Pinete, José de Areia, Olimpio, João Vicente, Diortino, Mingo e Miruca. A velha-guarda urbanossantense. Pessoas apaixonadas pelas tradições culturais e com o ideal de po-las em prática. Os planejamentos e preparativos foram feitos em reunião na casa de Dona Nenem Oliveira.



Até hoje, o Boi conta com 4 cd´s e 1 DVD, lançado no ano de 2005. O trabalho é árduo, mas, segundo Manoel Freitas dos Santos (Barrinha), todos os integrantes participam pelo simples prazer.



A escolha dos componentes é rígida e feita através de testes executados por uma comissão de coreógrafos, responsáveis por cada setor do Boi.



A criação das músicas fica por conta de grandes compositores da região. Os principais nomes são: Adail da Silva Brito, Cláudio da Silva Brito, João Diniz e Almir Coutinho da Conceição. Além destes, o Boi ainda conta com o talento do glorioso maestro e arranjador de melodias, Josemar Soeiro, conhecido como Zemar. Cada música se relaciona aos contextos maranhense e nacional, retratando os dramas e as belezas vividos pela população carente.



O local dos ensaios é a Associação Folclórica e Cultural de Urbano Santos. Os contratos de apresentação são estabelecidos através das secretarias de cultura dos municípios e via particular.



O Boi conta principalmente com o patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão. As mais notáveis apresentações se realizam nos VIVAS de São Luis e nos arraiás municipais. Há ainda apresentações na esfera privada, como no arraial do SESC.



Apesar de tamanhos detalhes, o grande destaque do Boi é a paixão de seus componentes pela arte da dança e pelo prazer de participar da construção das tradições do nosso amado município.



AGRADECIMENTOS:



Raimunda Nonata Caldas Oliveira



Amauri Caldas da Silva



Manoel Freitas dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário