segunda-feira, 16 de agosto de 2010

LENDA DO PUXA-RABO

Conta-se que no povoado Calabar manifestações estranhas aconteciam e assombravam quem passava por lá ou ouvia falar da história...
Em determinado trecho da estrada do povoado, algo de sobrenatural acontecia. Os cavaleiros desavisados viam seus animais assumirem uma postura absolutamente estranha.
Relatos orais descrevem um fenômeno através do qual ocorria como se algo puxasse o rabo do animal... este, por sua vez, ora estancava, ora desembestava.
O fato é que os moradores da região nunca souberam dizer ao certo qual a origem do fenômeno e continuam a repassar a história para as gerações subsequentes.

Observa-se com essas lendas locais que o município conta com uma rica expressão cultural, atrelada até mesmo ao campo do sobrenatural. Essa tradição, contudo, está se perdendo no tempo em função do esquecimento e dos conflitos dessa tradição com a nova realidade, moderna, que não abrange mais determinadas práticas e certos conhecimentos.
Todavia, é nosso dever, e o URBANO SANTOS É 10 está aqui para isso, resgatar os traços culturais de nossa terra.
Urbano Santos é o mais próximo do que somos do que nós imaginamos. Para pensarmos um pouco mais, basta encarar que nossa cidade é o reflexo das atitudes, dos anseios e dos pensamentos de quem a habita. Esquecer tradições como essas é, por consequência, esquecer-se de nós mesmos. E isso é inconcebível, pelo menos para mim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário