terça-feira, 28 de setembro de 2010

PESQUISAS MUDAM O SEU VOTO?

Caro eleitor (a), se você é daqueles que se deixam influenciar por dados apresentados em pesquisas eleitorais, fique atento pois é recorrente a manipulação destas. No Piauí, chegou-se ao cúmulo de 3 pesquisas diferentes apontarem com semelhante pontuação três candidatos vencedores ao cargo de Governador. Ou seja, cada uma foi "encomendada" por cada candidato para ganhar votos pelo argumento da autoridade. Alguns eleitores pensam assim: " A pesquisa deu que candidato X está na frente, logo o mais correto é eu não desperdiçar meu voto e votar logo em quem está ganhando...."
Grandes pensadores modernos como René Descartes, Rousseau e Locke desacreditavam no tal argumento de autoridade e de tradição, por configurar uma forma de manipulação.
Faltando 4 dias para a eleição, não sigamos essa linha de pensamento fajuta. Pesquisas são apenas dados estáticos, ou seja, dados prováveis, estipulados, mas não certos e concretos... além disso, a questão da manipulação é uma realidade e não vale a pena confiar seu voto em alguém que é capaz de alterar dados estatísticos para angariar votos.
Votemos num candidato pelo seu compromisso, pela boa índole dele, e não pela sua colocação numa pesquisa eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário