segunda-feira, 13 de setembro de 2010

POR QUE MARINA....


Atualmente há uma demanda por planejamento por parte do governo de projetos voltados para as questões ambientais. Isso porque a experiência mostra que apenas a mobilização da população não é o suficiente para executar iniciativas voltadas à preservação do meio ambiente. A questão da coleta seletiva é um exemplo. Se não houver envolvimento do governo, não funciona pois por mais que os cidadãos separem seus dejetos, é preciso que haja um gerenciamento adequado desse lixo. Do contrário, tudo será feito em vão.

A questão ambiental é por conseguinte um ponto que deve ser levado em consideração na escolha do próximo presidente. O Brasil ainda está muito atrasado no que tange às políticas ambientais e isso se reflete nas relações externas do país com os demais.

De todos os candidatos, o único que apresenta propostas realmente consistentes sobre o assunto é Marina Silva. Entende-se consistentes não só pelos projetos, mas pelo total apoio à defesa do meio ambiente que Marina tem feito. Não é de hoje que ela se destaca por se preocupar com esse lado do Brasil que nem sempre recebe a atenção devida.

Diferentemente de Dilma, que , segundo Diego Mainard, colunista da Revista Veja, "durante sua carreira, todos os cargos que ela ocupou foram indicados por alguma autoridade partidária", Marina obteve reconhecimento internacional a partir de diversos prêmios que recebeu. Ela já recebeu nada menos do que o maior prêmio concedido pelas Nações Unidas na área ambiental, o Champions of the Earth ( Campiões da Terra ) de 2007. Além desse, ela ainda recebeu o Prêmio Sofia de 2009, um dos mais importantes do mundo, concedido à pessoa ou organização que tenha contribuído para reforçar a consciência da preservação do meio ambiente. Como senadora, Marina elaborou projetos que reduziram o desmatamento na região amazônica.

Marina consegue conciliar segurança, comprometimento com a questão ambiental, propostas de desenvolvimento sustentável e inovações na política brasileira. Essa nova perspectiva política é o que o Brasil precisa para se ajustar às tendências do mundo moderno, preocupado com o crescimento econômico e mais ainda com os efeitos que esse crescimento pode causar. Ela representa um rompimento com o jeito antigo de fazer política, é uma nova forma de participação política. É um jeito inovador de buscar soluções para os nossos problemas.

O mais importante de Marina é que ela não está atrelada a nenhum tipo de acordo com empresas estrageiras ou com outras organizações, que poderiam fazê-la se desvirtuar de suas propostas em troca de benefícios pessoais.

Todas essas questões devem ser avaliadas e comparadas. Temos que nos propor não a arriscar, mas a experimentar o novo, como forma de compreendermos um novo ângulo de ação política. Marina, nessas eleições, é o retrato desse novo pensamento e, pela sua trajetória política, merece nosso voto de credibilidade. Marina não é um voto de protesto, é um voto de renovação... é disso que precisamos!!!

Um comentário:

  1. Seu Blog está muito legal, gostei, convido a vc visitar o meu: www.fernandofts.blogspot.com
    Para mais informações: (msn) fernandoteixeira.jus@hotmail.com
    Fica com Deus e Sucesso, Cordialmente:
    Fernando T.

    ResponderExcluir