segunda-feira, 6 de setembro de 2010

POR QUE NÃO DILMA...










DILMA NÃO É LULA...







Lula teve um simbólico mandato, mas convenhamos que ele contou com um pouquinho de sorte no que tange à estabilidade econômica e política. Alguém pode dizer: Mas e a crise internacional que ele atravessou?

Nesse sentido, é preciso fazer uma análise mais profunda. Vejamos, Lula assumiu o cargo com o país embalado com o plano real. A inflação estava de certa forma controlada e o país teve fôlego para se reorganizar. Não se pode tirar o "mérito" das iniciativas do presidente petista, que tentou simplesmente manter e administrar a estabilidade já prevista. É nesse sentido que o governo Lula "teve sorte".

Teve também o expressivo deslocamento de brasileiros da classe z para a classe média. O fato é que LULA é um símbolo para as classes menos favorecidas, com seu discurso voltado justinho para elas(maioria da população) e com seus pronunciamentos que ficam a anos-luz dos naturais discursos aristocráticos de Serra, por exemplo.







Para essas eleições, a idéia é repassar para as massas que Dilma tem o mesmo perfil, carisma, desprendimento e simpatia que Lula. Se Lula fosse uma mulher, ele seria Dilma... Os esforços foram imensos, primeiramente porque surgiu a constatação nas eleições de 2006 de que Lula não conseguia transferir votos. Isso aconteceu em São Paulo, quando o então presidente dava total apoio à campanha de Marta Suplicy. Não deu certo. Se foi difícil com Marta, que já é uma mestra nas questões eleitoreiras ( e já sabe como deve se portar para conquistar eleitores ) imagine com Dilma, uma mulher com traços fortes, para não mencionar a palavra autoritários e duros.




Uma reportagem de uma revista bastante conhecida nacionalmente mostrava os malabarismos que os candidatos à presidência tiveram que fazer a mando dos marqueteiros para se tornarem mais simpáticos aos olhos dos eleitores. Adivinhem quem teve que fazer maiores mudanças????!!! A simpatia foi dada à Dilma através de intervenções cirúrgicas e de modelagens nas sombrancelhas, para que estas parecessem mais suaves e reduzissem o ar naturalmente autoritário da ex-ministra da Casa Civil. Resultado: cartazes com sorrisos abertos de Dilma, fenômenos muito raros durante o governo de Lula.







Simpatia apenas externa, diga-se de passagem. Mas não é somente no quesito carisma que Dilma deixa a desejar. Ela, nos tempos da Ditadura, foi guerrilheira. Semblante autoritário, pensamentos revolucionários... não é uma combinação muito boa. Para quem gosta de denuncias de corrupção, Dilma também está dentro. Não se pode esquecer do episódio em que a então ministra foi acusada de tentar jogar para debaixo do tapete as acusações que estavam sendo feitas a José Sarney. Basicamente, Dilma teria pedido à responsável pelas investigações que as encerrassem o mais rápido possível.Não no sentido de agilizá-las para que a justiça fosse feita de imediato, mas para encobrir as falcatruas em que o presidente do Senado estava metido.







É por essas e outras que vale repetir: DILMA NÃO É LULA. Não podemos simplesmente aceitar, como cordeirinhos encabrestados, as ideologias presentes nas propagandas dos petistas. Dizer que Dilma continuará a proposta de Lula é como querer prever em qual lugar um raio vai cair. Ainda mais considerando o jeito de " tenho minhas próprias convicções" que ela tem. Alguns podem dizer: "Meu deus, se a Dilma não ganhar acaba o Bolsa Família!!!! Isso não pode acontecer!!!!!" Só para lembrar, os programas assistencialistas nem são criações do querido Lula. Essa era uma proposta dos tempos dos governos do PSDB na presidência, a saber, mais precisamente de FHC. Além disso, aquele que assumir o cargo de presidente, levando em conta a experiência e a aceitação de Lula com as classes pobres, certamente fará algo semelhante para conseguir apoio. Por que não seguiria uma receita que comprovadamente deu certo e garantiu dois mandatos a Lula?







Ficam então esses argumentos para reflexão. Mais uma vez, fica o convite para o leitor que queira se manifestar, seja contra ou a favor, seja para fazer sugestões de outras discussões e tudo o mais. O espaço está realmente aberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário