quinta-feira, 9 de setembro de 2010

VOTO CRÍTICO versus VOTO POR ANALOGIA

Lula é um sucesso.... um espanto de popularidade. Poucos presidentes no mundo têm tanta aceitação. Isso significa, pelo menos do ponto de vista do eleitorado, que seu nome está associado a trabalho sério e a compromisso. E é aproveitando essa deixa que muitos, leia-se muitos mesmo, políticos estão fazendo da imagem de Lula o carro-chefe de suas campanhas. Até José Serra usa Lula no seu horário eleitoral.... são os senadores do presidente Lula, os governadores do Presidente Lula, são os deputados DO PRESIDENTE LULA. Antigamente, um cartaz de um candidato mal tinha sua foto e seu número. Atualmente é um verdadeiro outdoor: Lula de um lado, o candidato no meio e Dilma do outro.
Deve-se tomar muito cuidado com esses apoios incondicionais. Esses discursos ideológicos podem muito bem esconder, mascarar o que realmente importa. Muitos eleitores nem mais se perguntam a cerca das propostas, da trajetória pública, da ficha, da índole e do compromisso do candidato ao vê-lo abrindo um esplendoroso sorriso ao lado da montagem das fotos de Lula e Dilma. Esses eleitores não questionam o objetivo daquilo.... a verdade é que se quer desviar o eleitor do voto crítico(aquele que é decidido baseado nos questionamentos apresentados acima) e incuti-lo o voto por analogia: Se Lula, que era um homem trabalhador está apoiando esse cara, então é porque ele também é trabalhador.... pensamento inocente. Não esqueçamos que Lula já apoiou José Dirceu, Renan Carlheiros e um velho conhecido nosso... José Sarney. Nem precisa dizer que esses nomes muito estiveram envolvidos em escândalos escabrosos.
Não sejamos influenciados por essas publicidades que mais querem nos convencer a agir passivamente do que de maneira ativa. VOTO CONSCIENTE É A ÚNICA MANEIRA DE COLOCAR AS PESSOAS CERTAS NO CENÁRIO POLÍTICO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário