segunda-feira, 20 de setembro de 2010

POR QUE DEVEMOS TEMER O RADICALISMO?

"Ser radical" não é e nunca foi sinônimo de "querer mudar tudo para a melhor". A princípio, o radicalismo surge com um propósito aparentemente nobre, o de MANTER a evolução do meio social. A estagnação é, para um radical, sinônimo de retrocesso. A questão é que a proposta de mudar tudo não resulta necessariamente em melhorias, isso porque as pessoas se acostumam com determinados contextos e em certos casos é melhor que seja assim.
Sendo radical, Hitler levou ideias ao extremo e dizimou a humanidade que existia nas sociedades que ele destruiu.
Sendo radical, Fidel Castro condenou Cuba à, veja que ironia, estagnação... lá ainda predominam veículos da década de 50.
BRIGAR por BRIGAR não resulta em nada. RADICALIZAR por RADICALIZAR não resulta em nada.
É preciso rever os conceitos de evolução social. Rupturas radicais não só podem alterar o rumo da evolução como podem até reverter o processo.
Vejamos o caso de Cuba: Fidel tinha uma idéia nobríssima em mente, destruir o domínio norteamericano sobre a ilha, que estava enraizado por meio da ditadura de fachada. Qual foi o problema? O que deu errado para que Cuba "não desse certo"? A resposta é simples: O radicalismo impensado ou, em outras palavras, mal planejado.
Vamos mudar, ok... mas, e depois??? É imprescindível pensar nisso também. Não só na proposta que temos em mente, mas também nas consequências dela no meio social. Qualquer mudança que se preze precisa de uma preparação prévia.

2 comentários:

  1. Olá Nicolle tudo bem??
    Nossa tô muito orgulhosa por vc, encontrei seu blog e tive lendo e analizando seus posicionamentos, por sinal dignos de muita admiração. Como o tempo passa, lembro que foi minha aluna e sempre tive a certeza que seria uma pessoa de destaque e agora vejo indíos que estão se concretizando! Parabéns para sua mãe pela pessoa que vc é!

    Profª(INGLÊS) Ana Lúcia Muniz de Menezes

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo carinho, professora... lembrando que agora somos até colegas de profissão...kkkk
    Ainda lembro da sua coleção de coelhos...
    A senhora, sem dúvida, está entre as grandes lembranças da minha formação pessoal. Obrigada pela sua contribuição.

    ResponderExcluir